top of page

Nossa educação infantil, ensino médio e fundamental

Educação Infantil

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Oferecemos horário integral para as famílias que não dispõem de pessoas em casa para assistirem seus filhos. Clique aqui e saiba mais.

 

Na educação infantil a avaliação se faz mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

 

A base curricular geral é definida em:

 

a) Formação pessoal e social.

b) Conhecimento do mundo.

 

Com base nestes dois pilares que sustentam o conhecimento a ser trabalhado na Educação Infantil, estão distribuídos os oito (8) itens básicos do currículo, ficando assim estabelecido:

 

a) Desenvolvimento Social e Científico.

b) Desenvolvimento das Relações Sociais

c) Desenvolvimento da Linguagem.

d) Desenvolvimento dos Conteúdos Matemáticos.

e) Desenvolvimento do Meio Físico.

f) Desenvolvimento das Habilidades Psicomotoras.

g) Desenvolvimento do Grafismo.

h) Desenvolvimento de atividades da Vida Prática.

 

Além destes oito (8) itens básicos do currículo, o trabalho na Educação Infantil é enriquecido e complementado por aulas especiais ministradas por professores com habilitação específica para o devido fim. São elas:

 

a) Educação Física.

b) Educação Musical.

c) Educação Artística.

d) Hora do Conto.

Confira incríveis registros dos nossos alunos da Educação Infantil

O que verificar em relação à educação de sua criança se ela frequenta uma creche ou pré-escola

Âncora 1
Ensino Fundamental

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

 

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

 

II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

 

III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

 

IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Confira incríveis registros dos nossos alunos do Ensino Fundamental

O que verificar em relação à educação de seu filho no Ensino Fundamental

Âncora 2
Ensino Médio

O ensino médio, etapa final da educação básica, terá como finalidades:

 

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

 

O currículo do ensino médio observará as seguintes diretrizes:

 

I - destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;

II - adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;

III - será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.

 

Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:

 

I - domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;

II - conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;

III - domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.

Confira incríveis registros dos nossos alunos do Ensino Médio

O que verificar em relação à educação de seu filho no Ensino Médio

bottom of page
ícone whatsapp