Sobre o Educandário

Nossa Marca

Logotipos

Sobre o logotipo do Miosótis

A logo do Miosótis foi criada em 2003 por designers da Múltiplia Cultural, em sintonia com a história, os princípios e a missão da escola.

 

A parte superior da logo é formada, ao centro, pela letra "M", incial de Miosótis. Dela, se abrem as cinco pétalas de uma flor de miosótis, em duas cores (azul, nas pétalas externas; e lilás, ao fundo).

 

A parte inferior é a simples grafia do nome da escola. "Educandário" e "Miosótis".

 

Vale observar que a opção por "educandário" é mais que casual. Em princípio, educandário é sinônimo de "colégio". Mas "educandário" preserva na sua forma e na sua sonoridade a ideia de "educação". Não se trata apenas de um espaço de formação intelectual ou de conteúdos. Antes, um espaço de construção coletiva de valores e princípios educacionais, no sentiodo mais amplo e mais abrangente que a palavra pode conter.

 

Outra observação importante é a palavra "Miosótis" em destaque sob a flor e a palavra "educandário", formando uma espécie de "base". Sim, a base é a ideia da flor. A imagem de uma flor que nasce de uma base sólida e bem construída. A vida só dá frutos quando há, além de boas sementes, o cuidado e o zelo no cultivo da planta.

MIOSÓTIS é uma flor de miolo amarelo e pétalas azuis. Quando se presenteia alguém com
Miosótis se deseja: “nunca se esqueça de mim!”. Este é o sentido de nosso EDUCANDÁRIO:
que ninguém se esqueça dos momentos que passamos juntos na caminhada da Educação e
do Amor!

 

Para explicar sua história, existem diversas lendas, que são passadas de pais para filhos.
Listamos aqui algumas mais conhecidas:

 

1.  Dois jovens apaixonados passeavam à beira de um lago e viram uma florzinha azul, delicada,
que boiava nas águas. A jovem quis a florzinha para ela. Os dois abaixaram-se, então, para
pegá-la. O rapaz esticou o braço, mas perdeu o equilíbrio, caiu no lago e a correnteza o levou. Apesar de muitos esforços, não conseguia voltar. Já quase sem vida, alcançou a flor e a atirou para a moça, dizendo: “Não se esqueça de mim, querida!” 
Por isso, a florzinha ganhou o nome popular de “não-te-esqueças-de-mim”. Seu nome erudito é Miosótis. 

 

2.  Deus e o nome da florzinha. Diz a lenda que Deus assim chamou a florzinha porque ela não conseguia recorda-se do próprio nome. Adão e a flor Miosótis
Conta-se que o nome teria sido atribuído por Adão, ainda no Éden, que ao dar nomes às plantas do Jardim do Éden, não viu a pequena flor azul. Mais tarde, percorrendo o jardim para saber se os nomes tinham sido aceitos, chamou-as pelo nome. Elas curvaram-se cortesmente e sussurravam sua aprovação. Mas uma voz delicada a seus pés perguntou: “- E eu, Adão, qual o meu nome?” Impressionado com a beleza singela da flor e para compensar seu esquecimento, Adão falou: “ – Como eu me esqueci de você antes, digo que vou chamá-la de modo a nunca mais esquecê-la. Seu nome será não-te-esqueças-de-mim.”

 

3.  Lágrimas da Virgem Maria. Uma lenda cristã e popular conta que as flores dessa planta teriam ficado da cor azul quando a Virgem Maria lhes derramou lágrimas por cima..so lenda!

4.  O caminho para os tesouros invisíveis do mundo. O folclore europeu atribui poderes mágicos ao miosótis, como o de abrir as portas invisíveis dos tesouros do mundo. O tamanho reduzido das flores parece sugerir que a humildade e a união estão acima dos interesses materiais, porque é notada principalmente quando, em conjunto, forma buquês no jardim.

5.  O Miosótis no Nazismo. Através de todo o período do nazismo, a pequenina flor azul identificava um Irmão. Nas cidades e até mesmo nos campos de concentração, o miosótis adornava a lapela daqueles que se recusavam a permitir que a Luz se extinguisse.

A flor miosótis pode apresentar mais de 50 variedades e por algumas pessoas também é conhecida como Verônica.

Esta é uma planta rasteira que tem origem na Rússia, e na fase de florescimento, pode chegar aos 25 ou 30 cm de altura. Deve ser cultivada ao sol ou à meia-sombra e tendo em conta que é uma flor que gosta de baixas temperaturas, é comum encontrá-la em lugares de grande altitude, como nos Andes.

 

A flor Miosótis (Não-me-esqueças) é conhecida também em outras línguas como:

 

“Forget-me-not” (Inglês),

“Vergissmeinnicht” (Alemão),

“Nomeolvides” (Espanhol),

“Nontiscordardimé” (Italiano).

Você sabe o que significa Miosótis?

ATOS AUTORIZATIVOS
Escola tem que ser Escola Legal

Portaria SME n° 062/03 & Portaria SEE E/COIE.E n° 744/98 CNPJ: 32.558.538/0001-02

Alameda Eduardo Guinle, 265, Centro 28.625-130 – Nova Friburgo – RJ

TeleFax: (22) 2523 9449 www.miosotis.com.br miosotis.secretaria@gmail.com 

facebook.com/Educandário-Miosótis

  • if_facebook_circle_color_107175
  • if_instagram_circle_color_107172
  • if_youtube_circle_color_107167